domingo, 15 de abril de 2012

NOS GALHOS SECOS DE UMA ÁRVORE QUALQUER


"Porque há esperança para a árvore que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos.Se envelhecer na terra a sua raiz, e o seu tronco morrer no pó, ao cheiro das águas brotará, e dará ramos como uma planta." Jó 14:7-9

"E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam;E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?" Mateus 6:28-30

"Em 1970, surge no Brasil a primeira banda de rock evangélico, a Banda Êxodos. Ao som de guitarras, bateria, baixo e teclado, um grupo de adolescentes batistas canta um estilo de música não tradicional em templos evangélicos, provocando polêmicas e vindo a ser até matéria de reportagem da revista VEJA na época. (Revista Veja nº 428 de 17 de novembro de 1976).
Os integrantes da Banda não cantaram apenas para entreter pessoas, não se preocuparam em obter lucros materiais no comércio de discos, mas sim praticar a verdadeira adoração. Muitos jovens prisioneiros do pecado, escravos do vício, foram libertos, vidas foram transformadas por Deus, flores brotaram em galhos secos, e isto sim levou os integrantes na época para apresentações e entrevistas em programas de rádio, televisão e revistas. Devido a preconceitos contra o estilo de música não tradicional em templos evangélicos e pressões por parte de líderes e membros de igrejas contrários a adoração com instrumentos tais como guitarras e bateria, os Êxodos foram compelidos à retirada por um discreto convite e encerrar as atividades da banda em 1977. Hoje pela Graça de Deus, é possível ouvir algumas das canções que foram compostas e tocadas pela Banda Êxodos de 1970 à 1977, agora em CD, entre elas a conhecida Galhos Secos."
O verdadeiro compositor ou autor da canção (Galhos Secos ou "Para nossa alegria") chama-se Osvayr Agreste e ele pertenceu a dois grupos: Banda Exodos (1972) e Conjunto Som Maior (1981).
(Retirada do link http://www.dotgospel.com/forum/os-galhos-secos-entrevista-com-a-primeira-banda-de-rock)

DEPOIS DE UMA PEQUENA EXPOSIÇÃO DA PALAVRA DE DEUS (DE ONDE ACREDITAMOS QUE OS AUTORES RETIRARAM INSPIRAÇÃO PARA A COMPOSIÇÃO DA CANÇÃO), E DE UM BREVE RESUMO HISTÓRICO DA BANDA QUE A COMPÔS, QUERO EXPOR ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A CANÇÃO GALHOS SECOS.

ESTA CANÇÃO SUPER ABENÇOADA POR DEUS, TEM SIDO UTILIZADA PARA ABENÇOAR MUITAS VIDAS, E RESGATAR ALMAS DO INFERNO E DOS VÍCIOS E DA VIDA DE PECADO POR MAIS DE 30 ANOS...

EU SEMPRE ADOREI OUVIR AS CANÇÕES EVANGÉLICAS OU CRISTÃS QUE OUVIA NA MINHA INFÂNCIA SENDO EU CRISTÃO DE BERÇO OU CRIADO DENTRO DE UMA IGREJA OUVINDO ESSAS CANÇÕES E AS HISTÓRIAS BASEADAS NA BÍBLIA... EU ACREDITO QUE PESSOAS QUE COMO EU CRESCERAM NA IGREJA OU JÁ ERAM CRISTÃS NOS ANOS 70 E 80 TENHAM EM SI MESMAS ESSE MESMO SENTIMENTO.

NOS ÚLTIMOS DIAS A REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES TEM SIDO BOMBARDEADA POR UM MEME ("ideias ou partes de ideias, línguas, sons, desenhos, capacidades, valores estéticos e morais, ou qualquer outra coisa que possa ser aprendida facilmente e transmitida enquanto unidade autônoma" - WIKIPÉDIA) QUE ESTÁ ACHINCALHANDO (ridicularizar; escarnecer; rebaixar, humilhar - AURÉLIO) ESSA CANÇÃO CHAMADA GALHOS SECOS QUE POR MUITOS ANOS FOI CANTADA PARA ADORAÇÃO E LOUVOR A DEUS E UTILIZADA PELO ESPÍRITO SANTO PARA TOCAR EM VIDAS E TRANFORMÁ-LAS E REGENERÁ-LAS PARA A GLÓRIA DE DEUS - E HOJE, DOIS ADOLESCENTES CHAMADOS JEFFERSON E SUELEN, QUE POR CANTAREM MAL CHEGOU A SER UM POUCO CÔMICO...MAS TORNA-SE TRÁGICO DADA AS CIRCUNSTÂNCIAS QUE FIZERAM QUE ESSA CANÇÃO NÃO PUDESSE SER MAIS CANTADA SEM QUE ALGUÉM RIA POR LEMBRAR DA CENA RIDÍCULA DA APRESENTAÇÃO TRANSMITIDA PELA INTERNET.

POR FIM, QUERO ENCARECIDAMENTE CONVIDAR A QUEM INTERESSAR POSSA, DEPOIS DE LIDA ESSA NOTA, A RESGATAR A IMAGEM DESSA CANÇÃO PARA QUE ELA VOLTE A SER UTILIZADA COM O FIM QUE ELA COM CERTEZA FOI, INSPIRADA POR DEUS.

TERMINO DIZENDO - COM ESSA CHOCARRICE, SÓ UM PESSOA FICA FELIZ...SATANÁS QUE DESEJA SEMPRE CONVERTER EM ESCÁRNIO AQUILO QUE FOI ESTABELECIDO PARA GLÓRIA DE DEUS. 

MUITO OBRIGADO

ALISSON LOURENCO