quarta-feira, 18 de julho de 2012

VOCÊ É A IGREJA DO SENHOR - TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO


“Uma coisa pedi ao SENHOR, e a buscarei: que possa morar na casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do SENHOR, e inquirir no seu templo.”
Salmos 27:4

“Quão amáveis são os teus tabernáculos, SENHOR dos Exércitos!A minha alma está desejosa, e desfalece pelos átrios do SENHOR; o meu coração e a minha carne clamam pelo Deus vivo.Até o pardal encontrou casa, e a andorinha ninho para si, onde ponha seus filhos, até mesmo nos teus altares, SENHOR dos Exércitos, Rei meu e Deus meu.Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvar-te-ão continuamente.Porque vale mais um dia nos teus átrios do que mil em outros lugares. Preferiria estar à porta da casa do meu Deus, a habitar nas tendas dos ímpios.
Salmos 84:1-4;10

Muitas dúvidas surgem em algumas pessoas quando falamos de igreja, da Igreja.
Em certos momentos, confundimos o termo igreja com o termo templo, e às vezes podemos até se valer do primeiro para se referir ao segundo (construção quase sempre de alvenaria, utilizada por diversas religiões no nosso caso Cristianismo para promover reuniões de adoração a Deus).

Dentro do nosso contexto, no aspecto ideológico/ organizacional e não mais no físico, igreja no caso local é a instituição religiosa que no aspecto jurídico é uma organização filantrópica sem fins lucrativos (também considerado assim junto à RFB para isenção de vários impostos que seriam aplicados se fosse uma empresa comum – apesar de em alguns locais ser extra oficialmente considerada uma empresa bem lucrativa).

No aspecto espiritual é a reunião dos salvos em Cristo de todos os lugares de todos os tempos e épocas – É a noiva do Cordeiro, santa, pura e imaculada. É quando podemos dizer que nem todos os freqüentadores da religião ou do templo, ou os cadastrados ou adeptos daquela religião pertencem à Igreja e vão para o céu preparado por Jesus e descrito em João 14. 2.

Numa nuance um pouco diferente, mas que nunca desvia ou desviou do significado principal, o salmista quando se refere à tabernáculo ou à casa do Senhor (falo do nosso texto base supracitado), fala daquele lugar que foi idealizado pelo próprio Deus e de construção executada por Moisés, que representava a presença do Todo-Poderoso, utilizado para a adoração ao Deus verdadeiro, mas que carrega um simbolismo ideológico muito grande no que se refere ao relacionamento Deus-homem.

O desejo real de Deus expressado no texto de Atos 17. 24 é revelar que Ele não habita em templos feitos por mãos de homens, mas sim em templos ou tabernáculos feitos por Ele mesmo...templos do Seu Espírito Santo. (I Co 3. 16 e 6. 19.)

A Igreja como casa de Deus é a reunião dos salvos em Cristo seja ela local ou universal, considerando os salvos cada um como a igreja de Deus e templo do Espírito Santo, assim como o tabernáculo estabelecido por Deus na época do Antigo Testamento, carregam todo um significado que passaremos a expor aqui:

1 – Lugar de refúgio.
A reunião dos santos em Cristo em qualquer lugar deve significar àquele que está perdido um lugar de refúgio, devemos imitar a Cristo em anunciar “vinde os cansados e oprimidos, os cansados e sobrecarregados. É lugar de refúgio também para o santo que encontra na comunhão uma oportunidade de cura e edificação espiritual pessoal.

2 – Lugar de provisão.
A fé vem pelo ouvir, e ouvir pela palavra de Deus – Romanos 10. 17 – A palavra é alimento espiritual para o perdido e para o salvo, para o perdido trazendo salvação para a alma. Para o salvo, trazendo amadurecimento, edificação espiritual e capacitação cada vez maior para o serviço a Deus. É desse aprendizado e amadurecimento é que Deus levanta seus ministros para edificação do corpo de Cristo e para seu franco crescimento. Efésios 4. 11,12

3 – Lugar de comunhão.
O salmo 133 exemplifica com perfeição a idéia de comunhão que a igreja nos traz, essa reunião de santos que cura ímpios e justos, que transforma vidas e que tem autoridade para solicitar, reivindicar do mundo espiritual qualquer coisa. Mateus 18. 18

4 – Lugar de adoração.
Ao final de todo o significado que existe na reunião dos santos e salvos em Cristo, existe o que está escrito em Mateus 18. 20. – Em toda a reunião de salvos, há a manifestação da presença de Deus, de Sua Glória, e esse é o real motivo da nossa existência. Fomos feitos pra glória de Deus, e se não nos reunimos para adorá-lo a própria existência da Igreja não tem sentido.

Em Cristo

Alisson Lourenco