quarta-feira, 31 de agosto de 2016

VINHO NOVO EM ODRES NOVOS



O odre era um saco de pele de animal costurada que servia de recipiente para guardar líquidos como água (Gn 21.14,15,19), leite (Jz 4.19) e vinho (Js 9.4). Mas deveria ser usado especificamente para cada coisa separada para não deixar sabor de leite no vinho ou deste na água por exemplo.

O odre envelhece com o tempo. O couro encolhe e enruga. O sabor do vinho velho ou de qualquer outra mistura pode estragar o vinho novo. Mas o vinho novo é mais ácido e pode corroer o odre. Além disso, o vinho novo vai liberando gases com o tempo e esticando o couro, então o se o odre já estiver velho pode estourar. Por isso Jesus disse que “vinho novo deve ser posto em odres novos [e ambos se conservam]” (Lc 5.38).

Um dos animais mais usados para fazer odres do seu couro era a ovelha, além do cabrito. Sua pele era retirada cuidadosamente e depois de um pouco cozida exposta na fumaça (Sl 119.23) era costurada bem apertado deixando apenas o pescoço aberto para inserir os líquidos e depois ser amarrado.

O odre da pele de ovelha representa a nossa carne fraca (Mc 14.38) que precisa ser arrancada de nós para não vivermos mais para nós mesmos e sim para Deus (Gl 2.20-22). O Espírito Santo quer habitar em nós e nosso corpo deve ser templo do Senhor (I Co 3.16), mas nossa carne corruptível não suporta o poder de Deus (I Co 15.50).
Portanto, estar em Cristo é nascer de novo, do Espírito Santo e ser novas criaturas. Paulo disse em Rm 5.5 que, a  "...esperança não nos deixa decepcionados, pois Deus derramou o seu amor no nosso coração, por meio do Espírito Santo, que ele nos deu". O Espírito Santo não poderia ter sido derramado na Velha Aliança. Lá ninguém recebia o Novo Nascimento. Somente agora na Nova Aliança Deus derramou sua Lei - o amor, com o derramar do Espírito sobre Novas Criaturas e recebemos a capacidade para obedecer a Deus.

 PR. WELFANY NOLASCO RODRIGUES

Nenhum comentário:

Postar um comentário